Toggle navigation Carregar inquérito não terminado Continuar mais tarde Sair e limpar inquérito default Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters. Linhas de orientação do Roteiro para a Descarbonização e Resiliência às Alterações Climáticas do Campus FCT NOVA, CONSULTA PÚBLICA A sua participação é anónima. No entanto, para efeitos de caracterização dos respondentes, informe por favor: Idade Sexo Quem é? Selecione no máximo uma resposta DOCENTE INVESTIGADOR NÃO DOCENTE ESTUDANTE VISITANTE Outro: 1. Como avalia a qualidade de vida no Campus nas seguintes dimensões [sendo 1-Muito Mau e 5 Excelente] 1 2 3 4 5 Sem resposta Espaços verdes 1 2 3 4 5 Sem resposta Qualidade da água 1 2 3 4 5 Sem resposta Conforto térmico 1 2 3 4 5 Sem resposta Qualidade do ar interior 1 2 3 4 5 Sem resposta Qualidade geral do edificado 1 2 3 4 5 Sem resposta Alimentação saudável 1 2 3 4 5 Sem resposta Espaço de usufruto público 1 2 3 4 5 Sem resposta Envolvimento da comunidade FCT 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ 2. Como avalia a necessidade ou importância de um Roteiro para a Descarbonização e Resiliência às Alterações Climáticas para o Campus FCT? Já devia existir Surge no tempo certo Não reconheço necessidade ou importância Outro: Sem resposta 3. Como avalia as medidas propostas, em cada uma das dimensões do Roteiro? [sendo 1 Nada Importante e 5 Muito Importante] EDIFÍCIOS 1 2 3 4 5 Sem resposta Aplicar isolamento térmico nas fachadas e nas coberturas dos edifícios 1 2 3 4 5 Sem resposta Substituir janelas atuais por outras com maior capacidade de isolamento térmico 1 2 3 4 5 Sem resposta Colocar sombreamento nas fachadas dos edifícios 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ MOBILIDADE 1 2 3 4 5 Sem resposta Realizar um estudo de diagnóstico / inquérito à mobilidade a todos os utilizadores do Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Limitar a circulação no interior do Campus apenas a viaturas internas e externas de fornecedores e sem emissões de carbono 1 2 3 4 5 Sem resposta Promover a mobilidade suave e elétrica no interior do Campus e nas deslocações pendulares 1 2 3 4 5 Sem resposta Promover, em conjunto com as autoridades competentes, a melhoria das acessibilidades do transporte coletivo e da mobilidade suave e ativa 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ PRODUÇÃO DE ENERGIA ENDÓGENA 1 2 3 4 5 Sem resposta Instalar tecnologia fotovoltaica no Campus (pelo menos 1 MW de potência nominal) capaz de gerar 1609 MWh anualmente (sensivelmente 20% do consumo anual da FCT) 1 2 3 4 5 Sem resposta Implementar uma Comunidade de Energia Renovável (DL 162/2019, de 25 de outubro, e do Regulamento 373/2021) 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ ÁGUA 1 2 3 4 5 Sem resposta Reabilitar as redes de distribuição de água e de drenagem de águas residuais 1 2 3 4 5 Sem resposta Compatibilizar a quantidade de água para rega de espaços verdes com o aproveitamento das águas pluviais e águas residuais, sem recurso a água potável proveniente da rede pública 1 2 3 4 5 Sem resposta Promover o uso eficiente de água no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ RESÍDUOS 1 2 3 4 5 Sem resposta Reduzir a produção de resíduos, com recurso a técnicas de redução na fonte, e do desperdício alimentar nos espaços de restauração do Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Reutilizar / Reparar equipamentos em fim de vida, através da criação de Repair Space no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Reciclar 100% com sistema recolha seletiva no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Criar zonas de compostagem no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Adotar eventos sem desperdício (Zero Waste Events) como a referência no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ ALIMENTAÇÃO 1 2 3 4 5 Sem resposta Aumentar a oferta de refeições de base vegetal 1 2 3 4 5 Sem resposta Fomentar o conceito de ZERO desperdício alimentar 1 2 3 4 5 Sem resposta Criar uma praça de Alimentação com Mercado de produtos alimentares Biológico no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ INFRAESTRUTURA VERDE I (GARANTIR AS FUNÇÕES ECOLÓGICAS DO CAMPUS) 1 2 3 4 5 Sem resposta Plantação de Bosques com vegetação potencial do Campus, e restauro ecológico de áreas degradadas 1 2 3 4 5 Sem resposta Substituir progressivamente as espécies exóticas por espécies autóctones 1 2 3 4 5 Sem resposta Implementar um Ecossistema Agrícola (parque agrícola e hortas urbanas) no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ INFRAESTRUTURA VERDE II (DOTAR O CAMPUS DE RESILIÊNCIA ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E PROMOTOR DE BEM ESTAR DA COMUNIDADE ACADÉMICA) 1 2 3 4 5 Sem resposta Instalar fachadas e coberturas verdes e vivas nos edifícios 1 2 3 4 5 Sem resposta Instalar coberturas verdes e vivas nos parques de estacionamento 1 2 3 4 5 Sem resposta Instalar uma rede de percursos pedonais exteriores cobertos entre edifícios com recursos a coberturas e verdes e vivas 1 2 3 4 5 Sem resposta Implementar espaços públicos e ruas multifuncionais (áreas pedonais e cicláveis) 1 2 3 4 5 Sem resposta Substituir progressivamente relvados por prados bio diversos de sequeiro 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ MEDIDAS TRANSVERSAIS 1 2 3 4 5 Sem resposta Criar sistema de monitorização e gestão de informação, para os indicadores de energia, água, resíduos, edifícios, equipamentos, mobilidade, alimentação, infraestruturas verdes, interação com a comunidade, segundo normas internacionais como ISO 14001, ISO 50001, ISO 19001, EMAS ou GRI 1 2 3 4 5 Sem resposta Envolver a comunidade escolar, informando e mobilizando em torno da escolha de opções, adoção de boas práticas e novas soluções 1 2 3 4 5 Sem resposta Aplicar critérios ecológicos às decisões de investimento e compras públicas, como previsto na RCM n.º 38/2016 1 2 3 4 5 Sem resposta Calcular a pegada ambiental da instituição, com base em análise do ciclo de vida (ACV), para informar prioridades de intervenção e decisões sobre as aquisições 1 2 3 4 5 Sem resposta Se considera haver outras medidas distintas das que acabou de avaliar, por favor descreva-as a seguir. 4. Outros aspetos que considere importante e não constam no documento em discussão, por favor descreva-os a seguir. Submeter Carregar inquérito não terminado Continuar mais tarde Please confirm you want to clear your response? Sair e limpar inquérito ×