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Linhas de orientação do Roteiro para a Descarbonização e Resiliência às Alterações Climáticas do Campus FCT NOVA, CONSULTA PÚBLICA

 

A sua participação é anónima. No entanto, para efeitos de caracterização dos respondentes, informe por favor:

Idade
Sexo
Quem é?
1.    Como avalia a qualidade de vida no Campus nas seguintes dimensões [sendo 1-Muito Mau e 5 Excelente]
Espaços verdes
Qualidade da água
Conforto térmico
Qualidade do ar interior
Qualidade geral do edificado
Alimentação saudável
Espaço de usufruto público
Envolvimento da comunidade FCT
Outra
Especifique ‘Outra’
2. Como avalia a necessidade ou importância de um Roteiro para a Descarbonização e Resiliência às Alterações Climáticas para o Campus FCT? 
3. Como avalia as medidas propostas, em cada uma das dimensões do Roteiro? [sendo 1 Nada Importante e 5 Muito Importante]

EDIFÍCIOS

Aplicar isolamento térmico nas fachadas e nas coberturas dos edifícios
Substituir janelas atuais por outras com maior capacidade de isolamento térmico
Colocar sombreamento nas fachadas dos edifícios
Outra
Especifique ‘Outra’

MOBILIDADE

Realizar um estudo de diagnóstico / inquérito à mobilidade a todos os utilizadores do Campus
Limitar a circulação no interior do Campus apenas a viaturas internas e externas de fornecedores e sem emissões de carbono
Promover a mobilidade suave e elétrica no interior do Campus e nas deslocações pendulares
Promover, em conjunto com as autoridades competentes, a melhoria das acessibilidades do transporte coletivo e da mobilidade suave e ativa
Outra
Especifique ‘Outra’

PRODUÇÃO DE ENERGIA ENDÓGENA

Instalar tecnologia fotovoltaica no Campus (pelo menos 1 MW de potência nominal) capaz de gerar 1609 MWh anualmente (sensivelmente 20% do consumo anual da FCT)
Implementar uma Comunidade de Energia Renovável (DL 162/2019, de 25 de outubro, e do Regulamento 373/2021)
Outra
Especifique ‘Outra’

ÁGUA

Reabilitar as redes de distribuição de água e de drenagem de águas residuais
Compatibilizar a quantidade de água para rega de espaços verdes com o aproveitamento das águas pluviais e águas residuais, sem recurso a água potável proveniente da rede pública
Promover o uso eficiente de água no Campus
Outra
Especifique ‘Outra’
RESÍDUOS
Reduzir a produção de resíduos, com recurso a técnicas de redução na fonte, e do desperdício alimentar nos espaços de restauração do Campus
Reutilizar / Reparar equipamentos em fim de vida, através da criação de Repair Space no Campus
Reciclar 100% com sistema recolha seletiva no Campus
Criar zonas de compostagem no Campus
Adotar eventos sem desperdício (Zero Waste Events) como a referência no Campus
Outra
Especifique ‘Outra’
ALIMENTAÇÃO
Aumentar a oferta de refeições de base vegetal
Fomentar o conceito de ZERO desperdício alimentar
Criar uma praça de Alimentação com Mercado de produtos alimentares Biológico no Campus
Outra
Especifique ‘Outra’
INFRAESTRUTURA VERDE I (GARANTIR AS FUNÇÕES ECOLÓGICAS DO CAMPUS)
Plantação de Bosques com vegetação potencial do Campus, e restauro ecológico de áreas degradadas
Substituir progressivamente as espécies exóticas por espécies autóctones
Implementar um Ecossistema Agrícola (parque agrícola e hortas urbanas) no Campus
Outra
Especifique ‘Outra’
INFRAESTRUTURA VERDE II (DOTAR O CAMPUS DE RESILIÊNCIA ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E PROMOTOR DE BEM ESTAR DA COMUNIDADE ACADÉMICA)
Instalar fachadas e coberturas verdes e vivas nos edifícios
Instalar coberturas verdes e vivas nos parques de estacionamento
Instalar uma rede de percursos pedonais exteriores cobertos entre edifícios com recursos a coberturas e verdes e vivas
Implementar espaços públicos e ruas multifuncionais (áreas pedonais e cicláveis)
Substituir progressivamente relvados por prados bio diversos de sequeiro
Outra
Especifique ‘Outra’

MEDIDAS TRANSVERSAIS

Criar sistema de monitorização e gestão de informação, para os indicadores de energia, água, resíduos, edifícios, equipamentos, mobilidade, alimentação, infraestruturas verdes, interação com a comunidade, segundo normas internacionais como ISO 14001, ISO 50001, ISO 19001, EMAS ou GRI
Envolver a comunidade escolar, informando e mobilizando em torno da escolha de opções, adoção de boas práticas e novas soluções
Aplicar critérios ecológicos às decisões de investimento e compras públicas, como previsto na RCM n.º 38/2016
Calcular a pegada ambiental da instituição, com base em análise do ciclo de vida (ACV), para informar prioridades de intervenção e decisões sobre as aquisições

Se considera haver outras medidas distintas das que acabou de avaliar, por favor descreva-as a seguir.

4. Outros aspetos que considere importante e não constam no documento em discussão, por favor descreva-os a seguir.