Ferramentas Carregar inquérito não terminado Continuar mais tarde Padrão Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador. Linhas de orientação do Roteiro para a Descarbonização e Resiliência às Alterações Climáticas do Campus FCT NOVA, CONSULTA PÚBLICA A sua participação é anónima. No entanto, para efeitos de caracterização dos respondentes, informe por favor: Idade Sexo Quem é? Selecione no máximo uma resposta DOCENTE INVESTIGADOR NÃO DOCENTE ESTUDANTE VISITANTE Outro: 1. Como avalia a qualidade de vida no Campus nas seguintes dimensões [sendo 1-Muito Mau e 5 Excelente] 1 2 3 4 5 Sem resposta Espaços verdes 1 2 3 4 5 Sem resposta Qualidade da água 1 2 3 4 5 Sem resposta Conforto térmico 1 2 3 4 5 Sem resposta Qualidade do ar interior 1 2 3 4 5 Sem resposta Qualidade geral do edificado 1 2 3 4 5 Sem resposta Alimentação saudável 1 2 3 4 5 Sem resposta Espaço de usufruto público 1 2 3 4 5 Sem resposta Envolvimento da comunidade FCT 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ 2. Como avalia a necessidade ou importância de um Roteiro para a Descarbonização e Resiliência às Alterações Climáticas para o Campus FCT? Já devia existir Surge no tempo certo Não reconheço necessidade ou importância Outro: Sem resposta 3. Como avalia as medidas propostas, em cada uma das dimensões do Roteiro? [sendo 1 Nada Importante e 5 Muito Importante] EDIFÍCIOS 1 2 3 4 5 Sem resposta Aplicar isolamento térmico nas fachadas e nas coberturas dos edifícios 1 2 3 4 5 Sem resposta Substituir janelas atuais por outras com maior capacidade de isolamento térmico 1 2 3 4 5 Sem resposta Colocar sombreamento nas fachadas dos edifícios 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ MOBILIDADE 1 2 3 4 5 Sem resposta Realizar um estudo de diagnóstico / inquérito à mobilidade a todos os utilizadores do Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Limitar a circulação no interior do Campus apenas a viaturas internas e externas de fornecedores e sem emissões de carbono 1 2 3 4 5 Sem resposta Promover a mobilidade suave e elétrica no interior do Campus e nas deslocações pendulares 1 2 3 4 5 Sem resposta Promover, em conjunto com as autoridades competentes, a melhoria das acessibilidades do transporte coletivo e da mobilidade suave e ativa 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ PRODUÇÃO DE ENERGIA ENDÓGENA 1 2 3 4 5 Sem resposta Instalar tecnologia fotovoltaica no Campus (pelo menos 1 MW de potência nominal) capaz de gerar 1609 MWh anualmente (sensivelmente 20% do consumo anual da FCT) 1 2 3 4 5 Sem resposta Implementar uma Comunidade de Energia Renovável (DL 162/2019, de 25 de outubro, e do Regulamento 373/2021) 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ ÁGUA 1 2 3 4 5 Sem resposta Reabilitar as redes de distribuição de água e de drenagem de águas residuais 1 2 3 4 5 Sem resposta Compatibilizar a quantidade de água para rega de espaços verdes com o aproveitamento das águas pluviais e águas residuais, sem recurso a água potável proveniente da rede pública 1 2 3 4 5 Sem resposta Promover o uso eficiente de água no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ RESÍDUOS 1 2 3 4 5 Sem resposta Reduzir a produção de resíduos, com recurso a técnicas de redução na fonte, e do desperdício alimentar nos espaços de restauração do Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Reutilizar / Reparar equipamentos em fim de vida, através da criação de Repair Space no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Reciclar 100% com sistema recolha seletiva no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Criar zonas de compostagem no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Adotar eventos sem desperdício (Zero Waste Events) como a referência no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ ALIMENTAÇÃO 1 2 3 4 5 Sem resposta Aumentar a oferta de refeições de base vegetal 1 2 3 4 5 Sem resposta Fomentar o conceito de ZERO desperdício alimentar 1 2 3 4 5 Sem resposta Criar uma praça de Alimentação com Mercado de produtos alimentares Biológico no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ INFRAESTRUTURA VERDE I (GARANTIR AS FUNÇÕES ECOLÓGICAS DO CAMPUS) 1 2 3 4 5 Sem resposta Plantação de Bosques com vegetação potencial do Campus, e restauro ecológico de áreas degradadas 1 2 3 4 5 Sem resposta Substituir progressivamente as espécies exóticas por espécies autóctones 1 2 3 4 5 Sem resposta Implementar um Ecossistema Agrícola (parque agrícola e hortas urbanas) no Campus 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ INFRAESTRUTURA VERDE II (DOTAR O CAMPUS DE RESILIÊNCIA ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E PROMOTOR DE BEM ESTAR DA COMUNIDADE ACADÉMICA) 1 2 3 4 5 Sem resposta Instalar fachadas e coberturas verdes e vivas nos edifícios 1 2 3 4 5 Sem resposta Instalar coberturas verdes e vivas nos parques de estacionamento 1 2 3 4 5 Sem resposta Instalar uma rede de percursos pedonais exteriores cobertos entre edifícios com recursos a coberturas e verdes e vivas 1 2 3 4 5 Sem resposta Implementar espaços públicos e ruas multifuncionais (áreas pedonais e cicláveis) 1 2 3 4 5 Sem resposta Substituir progressivamente relvados por prados bio diversos de sequeiro 1 2 3 4 5 Sem resposta Outra 1 2 3 4 5 Sem resposta Especifique ‘Outra’ MEDIDAS TRANSVERSAIS 1 2 3 4 5 Sem resposta Criar sistema de monitorização e gestão de informação, para os indicadores de energia, água, resíduos, edifícios, equipamentos, mobilidade, alimentação, infraestruturas verdes, interação com a comunidade, segundo normas internacionais como ISO 14001, ISO 50001, ISO 19001, EMAS ou GRI 1 2 3 4 5 Sem resposta Envolver a comunidade escolar, informando e mobilizando em torno da escolha de opções, adoção de boas práticas e novas soluções 1 2 3 4 5 Sem resposta Aplicar critérios ecológicos às decisões de investimento e compras públicas, como previsto na RCM n.º 38/2016 1 2 3 4 5 Sem resposta Calcular a pegada ambiental da instituição, com base em análise do ciclo de vida (ACV), para informar prioridades de intervenção e decisões sobre as aquisições 1 2 3 4 5 Sem resposta Se considera haver outras medidas distintas das que acabou de avaliar, por favor descreva-as a seguir. 4. Outros aspetos que considere importante e não constam no documento em discussão, por favor descreva-os a seguir. Submeter Carregar inquérito não terminado Continuar mais tarde Por favor confirme que deseja limpar a sua resposta? Sair e limpar inquérito